Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Congresso Gen - Fazenda Esperança 2010




Tentarei ser o mais breve possível, pois tem muita coisa para se falar sobre este congresso.
De inicio, quando chegamos na Fazenda Esperança, eu e outros que nunca tinham conhecido o local, ficamos admirados pela beleza do local.
Logo dividiu-se em 2 em cada quarto, na casa que tinha por nome "João Paulo II", meu companheiro de quarto foi  o Adaílton, um GEN muito gente boa, ele é da minha unidade GEN aqui de São José dos Campos.
No primeiro dia(04/09) - Foi discutido o tema Jesus Abandonado, um termo que usamos em momentos de dificuldade, pois descobrimos que Ele nos ama neste momento de dificuldade e sempre está conosco,Jesus abandonado é aquele momento d'Ele na Cruz que diz: "Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes" em Mateus 27,46, neste momento é o momento que Jesus ama a humanidade, o momento de perdoar nossos pecados.Desta forma com Jesus Abandonado, conseguimos enfrentar nossa dificuldades, amando com Jesus.
Ouvimos diversas experiências, sobre este tema, todas muito marcantes. Este tema nos fez refletir muito.
Após este tema, os GENs mais novos e eu tivemos a oportunidade de conhecer melhor a vida GEN.
Após o almoço , tivemos um tempo livre, alguns foram jogar futebol, eu e outros fomos à cachoeira, foi uma caminha um pouco longa, mais foi muito divertido. Depois que o pessoal terminou de jogar futebol apareceram também na cachoeira.
No caminho de volta para a casa, passamos na igreja feita de pedra,muito bonita, tiramos varias fotos.
Após nos arrumarmos, fomos tomar um lanche antes de ir à missa.
A missa foi algo inesquecível, todos ficamos comentando sobre a homilia do padre, ele falou de uma forma maravilhosa, ele também nos contou sobre sua trajetória até chegar ao local onde está e que tanto ama.
Após o jantar, tivemos mais um momento de experiências, como havia acontecido pela manhã, em seguida voltamos para a casa e lá tivemos um momento de descontração, cantamos, jogamos jogos, conversamos, foi um momento muito legal, eu até cantei bastante, coisa que não faço normalmente, pois tenho vergonha de cantar em público, o Marcos e José Paulo, gostaram de me ver cantando, o José Paulo até disse para o Fabiano(um focolarino que nos acompanhava) que tinha cantado, e que ele gostaram. Eu acho que não cantei tão bem como eles falaram, mais sei lá.
Depois alguns foram dormir, e outros continuaram conversando.
Antes de dormir, conversei com o Adaílton e mostrei um texto, que havia escrito no dia 20/08, com o nome de Duas Chiaras, um texto em agradecimento a Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, e Chiara Luce Badano, por ter sido este exemplo de santidade que devemos seguir, ela será beatificada no dia 25/09, queria saber da opinião dele, ele gostou muito, este texto colocarei aqui em breve para que vocês lerem.Rezamos e fomos dormir.
Durante a noite acordei umas duas vezes pelo menos, e sempre pensava, será que isso é verdade, toda essa beleza, não só do lugar mais de modo geral, do congresso, das pessoas que vivem e passam por aquele local. Este congresso estava sendo algo surpreendente.
Segundo dia(05/09) - Acordamos, tomamos café e fomos para a sala de sempre, neste dia falamos sobre o tema Jesus em Meio "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles" Mateus 18,20.Este tema também é muito profundo, naquele momento já estávamos com Jesus em Meio,da mesma forma que assistimos no primeiro dia um vídeo sobre Chiara Lubich refletindo o tema "Jesus Abandonado", assistimos um vídeo que ela refletia o tema do dia.Após o vídeo fomos separados em duplas, onde cada dupla em locais diferentes, mais próximo aquela sala, conversava sobre o vídeo, sai da sala com o Rafael, um GEN de Guaratinguetá, aprendi muito com ele.
Após 15 minutos voltamos a sala e alguns falaram o que a dupla tinha concluído sobre o tema.
Almoçamos e tivemos novamente um momento livre, alguns andaram pela fazenda, outros jogaram bola, e no fim praticamente a maioria do pessoal estava em uma sala que tinha na casa, todos conversando.
Voltamos a sala onde sempre estávamos, e ouvimos a experiência do Felipe, um GEN de Roseira que havia passado um ano em Montet -  Suíça, em uma escola GEN.
Para encerrar nosso dia fomos a missa e nesta missa participaram também, as pessoas que cozinharam, que sempre estavam ajudando a gente.
Depois fomos tirar uma foto com todos juntos, voltamos para casa e arrumamos nossas coisas, comemos um lanche, e nos despedimos, infelizmente este dia tinha acabado, mais algo de especial todos nós sempre lembraremos. Somos uma família! - Espero em breve re-encontrar este pessoal.


Fotos Congresso Gen 2 - Fazenda Esperança 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos!!!